Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.
Aceitar e fechar
 
 
 
Pastoral da Saúde
Pastoral da SaúdeQUEM SOMOS

A Pastoral da Saúde tem por objetivo promover, educar, preservar, cuidar, defender, recuperar e celebrar a vida, realizando também ações em prol de uma vida saudável e plena de todo povo de Deus, tornando presente, no mundo de hoje, a ação libertadora de Cristo na área da saúde.

O QUE FAZEMOS

Em Sorriso a Pastoral da Saúde está presente nos três hospitais da cidade e na Casa de Apoio Santa Maria através da realização de missa mensais.
2º Sábado, às 16hs – Missa no Hospital Regional;
3º Sábado, às 08hs – Hospital Nossa Senhora de Fátima;
4º Sábado, às 08hs – Missa Hospital 13 de Maio;
4ª Quinta-feira, às 18hs – Missa na Casa de Apoio Santa Maria;
Visita aos doentes em domicílio;

Formação do Curso de Capelania Hospitalar (05 módulos), para a implantação nos hospitais, através de visitas aos doentes;
Participação ativa no Conselho Municipal de Saúde, aprovando e fiscalizando todas as atividades ligadas à Saúde no município.

HISTÓRIA

A implantação da Pastoral da Saúde na Paróquia São Pedro Apóstolo, ocorreu em 1.997, tendo como fundador o Pe. João Carlos Minozzo, que percebeu a necessidade de um trabalho de evangelização nos hospitais, formando a primeira equipe para desenvolver esse trabalho, que teve como coordenadora a Sra. Conceição Missio, que se manteve no cargo até janeiro de 2004.
O trabalho foi repassado para o Apostolado da Oração e Ministros, tendo como coordenadores Sra. Justina Vanzella e Sra. Dosalina Barbieri, sendo que o trabalho desenvolvido era a visitas aos doentes no Hospital Regional de Sorriso e no Hospital Nossa Senhora de Fátima. Duas vezes por semana, e aos sábados, o padre fazia a visita junto com uma pessoa da equipe.
A formação da Capelania Hospitalar busca melhorar a atividade de visitas aos doentes aos hospitais e nas residências, levando de forma mais fundamentada uma palavra de conforto e esperança aos doentes.

Nos dias atuais as visitas aos doentes no Hospital Regional estão suspensas, recebendo autorização de realizar esse trabalho apenas no horário de visitas.

CARISMA

Praticar o evangelho “estive doente e foste me visitar”, enxergando na pessoa enferma o rosto do próprio Cristo, e trazer-lhes a Palavra de esperança, conforto e bem-aventurança.

 

Contato

Coordenadora: Rozângela Hipólito da Luz
  • Paróquia São Pedro Apóstolo