Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.
Aceitar e fechar
 
 
 
RAINHA DOS APÓSTOLOS POR MARKO RUPNIK
PENTECOSTES
Crédito da foto - CENTRO ALETTI

Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -

PENTECOSTES

Através da Solenidade de Pentecostes a Igreja celebra a vinda do Espírito Santo sobre os Apóstolos e a Virgem Maria que estavam reunidos no Cenáculo, marcando o nascimento da Igreja Católica Apostólica Romana, conforme o relato dos Atos dos Apóstolos. 

Após a sua ressurreição (Páscoa) Jesus aparece aos Apóstolos por quarenta dias (cf. At 1,3) e antes de fazer a sua ascensão aos céus (volta ao Pai) Ele diz aos Apóstolos: “Não se afastem de Jerusalém... pois o Espírito Santo descerá sobre vocês e dele receberão força para serem minhas testemunhas em Jerusalém... e até os extremos da terra” (At 1,4ª.8). Neste período intermediário entre a ascensão de Jesus aos céus e o Pentecostes os Apóstolos escolheram outro apóstolo para o lugar de Judas que havia se enforcado. “Então apresentaram dois homens, José, chamado Bársabas e apelidado o Justo, e também Matias” (At 1,23). Após uma oração tiraram a sorte entre os dois. “E a sorte caiu em Matias, que foi juntado ao número dos Onze Apóstolos” (At 1,26).

No quinquagésimo dia quando os Apóstolos estavam reunidos no Cenáculo, mesmo lugar da instituição da Eucaristia,: “... Apareceram então umas como línguas de fogo, que se espalharam e foram pousar sobre cada um deles. Todos ficaram repletos do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito lhes concedia que falassem” (At 2,1-4). O fato de o Espírito Santo ser mandado sobre os Apóstolos e a Virgem Maria no mesmo lugar da Instituição da Eucaristia (Cenáculo) é dizer que os Apóstolos formarão o corpo total de Cristo, a Igreja, e serão os continuadores da missão de Jesus, aqueles que, fazendo a Eucaristia são por ela transformados no Corpo do Senhor  (NEOTTI, Fr. Clarêncio, OFM). São Paulo escreveu aos Coríntios: “Só quem é guiado pelo Espírito Santo pode dizer: “Senhor Jesus” (1 Cor 12,3).

O Espírito Santo é chamado de “outro Paráclito”, ou seja, outro advogado por que o primeiro é Jesus Cristo. Por que enquanto Jesus esteve com os discípulos, Ele ensinou-os, protegeu-os, defendeu-os; mas, a partir de agora, será o Espírito que ensinará e cuidará da comunidade de Jesus, cuidará de cada um de nós. Assim o Espírito Santo tem a missão de continuar a missão desempenhada por Jesus até a sua segunda vinda. É dessa forma que Jesus diz: “não vos deixareis órfãos”, ou seja, vocês não vão ficar indefesos, pois Eu estarei ao vosso lado (cf. Mt 28,20)

O Espírito Santo como Paráclito (Jo 14,16.26; 15,26; 16,7; 1 Jo 2,1) tem a missão de ser o nosso “advogado”, “consolador”, “sustentador”. Paráclito indica um amigo ou uma pessoa de confiança chamada para nos ajudar num momento de crise ou dificuldade, tem o significado também “de consolo”, “segurança” que sentimos por alguém estar ao nosso lado quando precisamos (NEOTTI, Fr. Clarêncio, OFM). Por isso é que podemos dizemos como São Paulo: “Tudo posso naquele que me sustenta” (Fl 4,13). É o Espírito Santo quem nos dá a vida divina, Ele é consolo, é presença querida no coração, é descanso e alívio para nosso corpo e alma. Ele lava, purifica, rega, cura, guia e aquece nossas esperanças.

Por isso o primeiro dom que o Espírito Santo dá à Igreja é o da unidade. O livro dos Atos dos Apóstolos mostra o Espírito Santo iluminando e animando os Apóstolos na missão de anunciar o Evangelho, fazendo com que todos compreendessem na sua própria língua a pregação dos Apóstolos (cf.At 2,8). A unidade das línguas e dom do Espírito, são contrários à divisão ocorrida em Babel. São Paulo nos diz que formamos um só corpo apesar das diversidades de dons, carismas e ministérios provenientes do mesmo Espírito, em vista do bem comum (1Cor 12,5-6), motivando os cristãos a viverem unidos.

Esses dons, carismas e talentos que o Espírito Santo distribui são para o bem comum da Igreja e da própria pessoa que o recebem, pois esses dons se atualizam no corpo de Cristo do qual somos membros. É todo o Corpo que age como um todo. Isso significa que não há cristianismo vivido individualmente, mas sim, do individual para o comunitário e do comunitário para o pessoal em vista de todo o Corpo que é a Igreja. Isto mostra que a salvação eterna se dá dentro da comunidade cristã.

A segunda graça que o Espírito Santo nos dá é o perdão dos pecados: \"Recebei o Espírito Santo Àqueles a quem perdoardes os pecados, lhes serão perdoados; àqueles a quem os retiverdes, lhes serão retidos” (Jo 20,22-23). Isto significa que a ação do Espírito nos impulsiona a nos relacionarmos com Deus e com o próximo. A graça do perdão não se refere somente ao Sacramento da Confissão, mas é um projeto de uma reconciliação universal que deve acontecer entre cada pessoa com Deus, para que todos sejam um (Jo 17).  É o Espírito Santo que nos põe no seguimento de Jesus, que abre os nossos olhos e faz-nos crer “que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e dá-nos a convicção de que nele temos a  vida” (Jo 20,31). Assim Pentecostes é a Solenidade do nascimento da Igreja Católica Apostólica Romana, por que marca o início da difusão do evangelho entre as nações (AG, 4)  e o início da missão pública da Igreja fundada sobre os Apóstolos (At 2,14-36), que foram enviados por Cristo para anunciar o Evangelho a todos os Povos (Mt 28,19ss). Pe. Valdir Luiz Koch - Pároco


 
Indique a um amigo
 
 
Conteúdos Relacionados