Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.
Aceitar e fechar
 
 
 
HOMILIA DOMINICAL DA ASCENSÃO DO SENHOR
Crédito da foto - Imagem ilustrativa: Benjamin West

Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -




O Evangelho da Solenidade da Ascensão do Senhor nos apresenta quatro temas importantes: a) Com sua ascensão Jesus une a terra ao céu; b) Ele afirma não nos deixará sós; c) promete o envio do Espírito Santo; c) afirma que voltará uma segunda vez.


Jesus une a terra ao céu: após o pecado original de Adão e Eva a humanidade perde o paraíso terrestre e o céu se fecha para eles, ou seja, perdem a comunhão plena com Deus (Gn 3,23).O pecado original consiste em que o homem e a mulher quiseram “tomar a si próprios como medida única de todas as coisas, e colocar o seu interesse como norma suprema, prescindindo de Deus” (Bíblia Ave Maria), ou seja, a origem do mal é o próprio ser humano quando exclui Deus da sua vida, quando não está disposto a observar a sua Palavra e seus mandamentos.


    São Paulo, no entanto nos diz que Cristo é o novo Adão (Rm 5) porque pela sua obediência nos deu novamente acesso ao paraíso perdido que é o céu. Jesus afirma:  \"Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.\" (Jo 14, 6), nos mostrando que ninguém tem acesso ao paraíso celeste, ao céu e à Deus Pai senão através Dele, que é “caminho, verdade e vida” (Jo 14,6). Desta forma a volta de Jesus ao Pai, nos abre novamente o paraíso perdido, não um terrestre, mas um celeste. Jesus une o céu e a terra, mostrando que a humanidade volta a ser abençoada por Deus através de Jesus, na união com o Espírito Santo; mostra que o céu é o destino que o homem e a mulher devem almejar, buscar sempre.   


Jesus afirma que não nos deixará sós: \"Eis que estou convosco todos os dias, até o fim do mundo” (Mt 28,20). Esta presença de Jesus entre nós se dá através da Eucaristia (cf. Jo 6,35), da sua Palavra (cf. Jo 14,10), através da pessoa do próximo (cf. Mt 25,40), através dos seus ministros ordenados (cf. Mt 10,40; Jo 13,20). Esta presença de Cristo em nós se dá apartir do nosso Batismo quando nos tornamos filhos e filhas de Deus e templos vivos do Espirito Santo (cf. 1Cor 6,19; Jo 14,23; 1Jo 4,16).


Jesus promete o Envio do Espírito Santo: “Agora vou para aquele que me enviou\" (Jo 16,5). Jesus volta ao Pai, porque antes de encarnar-se (cf. Jo 1,14) Ele já existia desde sempre à destra de Deus Pai. Ele volta porque terminou a sua missão, para dar início ao reino que não tem fim e para preparar-nos um lugar na casa de Deus Pai (cf. Jo 14,2). Se Jesus não retornasse ao Pai nos céus, não haveria redenção nem salvação para o ser humano. A ascensão de Jesus completa a Sua Ressurreição enviando ao mundo o Espírito Santo. Ele mesmo diz: \"Eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Paráclito, para que fique eternamente convosco\" (Jo 14,16).  O Espirito Santo Paráclito é nosso advogado, intercessor, amigo fiel que permanece conosco eternamente (cf. 1Cor 3,16-19). É Ele quem nos anima e impulsiona a fazer o bem, a decidir corretamente todas as coisas. È Ele que nos dá palavras sábias que nenhum de nossos inimigos poderá resistir (cf. Lc 21,15). É através Dele que o amor de Deus é derramado em nossos corações (cf Rm 5,5) e teremos acesso a Deus Pai.


E finalmente Jesus diz: “Voltarei a Vós” (cf. Jo 14,18), \"Ainda um pouco de tempo, e já me não vereis; e depois mais um pouco de tempo, e me tornareis a ver\" (Jo 16,16). O tempo entre a ascensão de Jesus e a sua segunda vinda é o tempo da Igreja. Igreja somos todos nós os batizados. Cabe a nós neste tempo da Igreja realizar o que Jesus fez: salvar pessoas. Que cada um de nós coloque seus dons, talentos, carismas e vocação à serviço da edificação espiritual da Igreja para que não se perca nenhum daqueles que o Pai nos confiou pelo Batismo, mas alcance a salvação. Portanto através da ascensão de Jesus proclamamos que Ele é “rei da glória, que subiu ante os anjos maravilhados ao mais alto dos Céus, e tornou-se o único mediador entre Deus e a humanidade redimida, juiz do mundo e Senhor do universo”.


Pe. Valdir Luiz Koch.


 
Indique a um amigo
 
 
Conteúdos Relacionados