Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.
Aceitar e fechar
 
 
 
HOMILIA DOMINICAL: SOLENIDADE DE SÃO PEDRO E SÃO PAULO

Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
Primeira Leitura – 2Rs 4,8-11.14-16a
Salmo Responsorial - Sl 88(89)
Segunda Leitura – Rm 6,3-4.8-11
Evangelho - Mt 10,37-42


Queridos irmãos e irmãs,
Neste domingo a Igreja no Brasil celebra a Solenidade de São Pedro e São Paulo, pois, no Brasil foi retirado o feriado do dia 29, no qual a Igreja universal celebra essa festividade. Porém, como São Pedro é padroeiro de nossa paróquia e de nossa cidade de Sorriso – MT, nós celebramos neste domingo o 13º domingo do tempo comum. E hoje a Igreja nos propõe a reflexão sobre a configuração de todo batizado a Jesus Cristo. 

A primeira leitura, de segundo Reis, narra a história o profeta Eliseu que é recebido na cada de uma senhora rica como um homem de Deus. Esta senhora constrói um quarto só para ele hospedar-se quando passasse por ali. No final, ele profetiza que ela receberá, como recompensa pela sua bondade, a graça de conceber um filho, mesmo em idade avançada. Desta leitura podemos entender que toda bondade é vista por Deus com bom grado, logo, receberemos a recompensa daquilo que fazemos e escolhemos. Já o salmo canta a alegria da fidelidade a Deus, pois, a recompensa do justo é estar na presença do Criador. 

A segunda leitura enfatiza que a vida cristã começa com o Sacramento do Batismo o qual nos configura à vida de Cristo. É pela morte de Cristo na Santa Cruz que recebemos a vida eterna no Batismo. Dessa forma, se vivermos toda a nossa vida pautada na vida de Jesus, receberemos a recompensa do céu. São Paulo, no versículo onze, pede que os cristãos se considerem mortos para o pecado, mas vivos para Deus. 

No Evangelho, é muito interessante a forma como Jesus fala aos apóstolos para amá-lo e segui-lo. Primeiro, Ele diz que quem ama mais as pessoas, mesmo a família, do que a ele, não é digno dele. Jesus não diz que devemos deixar de amar as pessoas, mas que devemos amar a Deus acima de todas as coisas e pessoas. Logo, precisamos tomar a nossa cruz e seguir Jesus, unir nossa vida crucificada com a vida do crucificado. 

O ponto mais importante e que resume toda a liturgia deste domingo é o versículo 39 do Evangelho. Jesus diz que essa vida não deve ser supervalorizada como se ela tivesse sentido e fim em si mesma. Não! Essa vida deve ser gasta, doada, “perdida” para se alcançar o Céu. A vida nesta terra só tem sentido se a meta final for a eternidade com Deus. Mas para isso precisamos trilhar o caminho de Cristo, rumo ao Calvário, em vista da ressurreição. Por fim, Jesus diz que todo aquele que receber bem um discípulo dele, receberá a sua recompensa por isso. Entendemos que todo aquele que luta por Jesus recebe a sua recompensa. 

Por fim, queridos, busquemos fazer de nossa vida a vida de Jesus. Nossa vida não deve ser preservada pensando nos bens terrenos, mas deve ser gasta em busca de Deus. Esta vida é sofrida, porém, é através dela que chegaremos à morada eterna. Que neste domingo, por intercessão da Virgem Maria, Deus nos dê a sua alegria e ânimo para continuarmos a nossa peregrinação terrestre. Deus vos abençoe.  

Pe. Jackson Fontana Oliveira

 
Indique a um amigo
 
 
Conteúdos Relacionados