Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.
Aceitar e fechar
 
 
 
HOMILIA DOMINICAL: O CAMINHO DA SALVAÇÃO
Crédito da foto - VATICAN NEWS

Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -

“Fazei todo esforço possível para entrar pela porta estreita. Porque eu vos digo que muitos tentarão entrar e não conseguirão” (Lc 13,24).


Neste Domingo a Palavra de Deus nos revela mais uma vez que Deus, conforme diz São Paulo, “quer que todos se salvem e cheguem ao conhecimento da verdade” (1 Tm 1,4), pois em diversas profecias e como nesta que lemos no livro do profeta Isaías Deus faz-nos entender o seu desígnio de salvação para todos os povos, “virei para reunir todos os povos e línguas; eles virão e verão minha glória” (Is 68,18). Assim é que o Senhor enviou e continua a enviar por toda a terra anunciadores da Sua Palavra de salvação, convidando todos à conversão e a vivência da Sua Santa vontade. Esta Palavra também chegou até nós que antes não fazíamos parte do povo de Deus, agora pelo batismo, somos povo de Deus.


No entanto conhecer a Sua Palavra e estar na casa de Deus não nos dá por si só a certeza de que um dia participaremos do seu Reino no fim dos tempos, pois o Senhor nos alerta no Evangelho, ao ser perguntado por alguém, se é verdade que poucos se salvam: “fazei todo esforço possível para entrar pela porta estreita. Porque eu vos digo que muitos tentarão entrar e não conseguirão” (Lc 13,24), e Jesus completa dizendo que muitos usarão como desculpa ter estado na sua presença, que podemos associar a todos os que participam da Igreja, de seus sacramentos, de suas pastorais e movimentos, mas que, no entanto, estão com o coração longe d’Ele com suas intenções e ações iníquas, e assim nos tornamos para Deus como estranhos em Sua casa, donde vem a Sua afirmação: “’Não sei de onde sois. Afastai-vos de mim todos vós que praticais a injustiça’” (Lc 13,26). Muitos judeus se apoiavam seguramente na certeza de salvação pelo simples fato de serem o povo escolhido por Deus, por estar incluído de modo inegável no desígnio de Sua salvação, no entanto, não se esforçavam para amar a Deus, e praticavam a injustiça. Por isso Jesus diz que virão muitos do ocidente e do oriente para se assentar na mesa do Reino com Abraão, Isaac e Jacó, enquanto eles seriam jogados fora.


Meus irmãos, isso vale para nós também, pois não basta estarmos na Igreja, não basta recebermos os sacramentos, é necessário ter uma verdadeira vida de intimidade com o Senhor através da oração e da prática da caridade, porque é deste modo que nos tornamos amigos do Senhor, em espírito e verdade. Devemos estar abertos às correções que Deus nos faz a cada dia, porque nos ama, ele quer a nossa salvação, e por isso nos envia constantemente suas correções paternas, “pois o Senhor corrige quem ele ama e castiga a quem aceita como filho” (Hb 12,5).


Pe. Bruno Leandri




 
Indique a um amigo
 
 
Conteúdos Relacionados