Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.
Aceitar e fechar
 
 
 
HOMILIA DOMINICAL: O BOM PASTOR
Crédito da foto - CENTRO ALETTI

Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
O Evangelho deste domingo tem duas afirmações importantes sobre Jesus: Ele é o Bom Pastor e é a Porta por onde as ovelhas entram no redil da Igreja. 

“Eu sou o Bom Pastor” significa que Jesus  tem um mandato de Deus Pai, ou seja, tem autoridade legítima para ser o Sumo-Sacerdote de todo o Povo de Deus. Esta missão de cuidar do rebanho do Senhor foi-Lhe confiada pelo próprio Deus Pai, por isso Jesus vai à nossa frente e como Pastor nos chama pelo próprio nome, pois nos conhece antes mesmo que nascêssemos (cf. Jr 1,1). Isto mostra que Ele quer ter conosco uma convivência pessoal de amor, de proximidade, de comunhão. Quem O ouvir e responder será chamado a fazer parte do seu “rebanho”, do rebanho dos dos filhos e filhas de Deus.

“Eu sou a porta das ovelhas”: significa que nenhuma pessoa pode ir ao encontro das “ovelhas” de Cristo se não tiver um mandato Dele, se não tiver sido chamado por Ele e se não estiver revestido do poder do Sacramento da Ordem, se não tiver os mesmos sentimentos de Cristo, e as mesmas atitudes Dele em relação ao seu Povo. 

Ao afirmar que Ele é a porta, Jesus nos diz que Ele é o único mediador entre Deus e a humanidade (cf. 1Tm 2,5). E para nós que somos suas ovelhas, significa dizer que o único lugar de acesso para o Pai é Jesus Cristo. Ele diz em Jo 14,6 :  "Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim”, ou seja, as “ovelhas” que passam pela porta que é Jesus devem se tornar os seus discípulos e fazer o que Ele fazia para que mais pessoas possam chegar à salvação. Para que possamos permanecer fiel ao seguimento de Cristo é preciso alimentar-se com a sua Palavra e com os Sacramentos para termos uma participação ativa na vida divina que Ele nos comunica. 

O Salmo 22 nos afirma “O Senhor é meu pastor: nada me faltará”. Este salmo é uma alusão aos Sacramentos da Iniciação à Vida Cristã através dos quais Deus nos alimenta espiritualmente para a salvação. No versículo 2 afirma: “Para as águas repousantes me encaminha”. É uma alusão clara à água do batismo através do qual nascemos para Deus. O versículo 5b diz: “com óleo vós ungis a minha cabeça”. É uma referência ao óleo do Crisma que nos dá a plenitude do Espírito Santo. No versículo 5ª afirma: “preparais à minha frente uma mesa”, refere-se à mesa da Palavra e da Eucaristia que Deus nos oferece em cada celebração da Santa Missa. Isto nos mostra que Jesus como Bom Pastor nos dá todos os meios espirituais necessários para que possamos saciar a nossa sede e fome de Deus através dos Sacramentos. São Pedro na sua pregação dizia que era necessário a conversão, a recepção do batismo e abertura aos dons do Espírito Santo para fazer parte deste rebanho do Senhor, para tornar-se discípulo e discípula do Senhor. É desta forma que Jesus como Bom Pastor conduz o o ser humano à vida, ao céu e à salvação.

             Neste quarto Domingo da Páscoa, chamado de “Domingo do Bom Pastor”, também celebra-se o“Dia Mundial de Oração pelas Vocações” em cumprimento à palavra de Jesus que nos diz: “Grande é a messe, mas poucos são os operários. Rogai pois, ao Senhor da messe, que mande operários para a sua messe" (Lc 10,2). Como o objetivo deste domingo é nos fazer reconhecer o pastoreio único do Cristo ressuscitado sobre cada um de nós, somos chamados a rezar pelos jovens, homens e mulheres, para que assumam a sua vocação de viver e agir à maneira de Jesus Bom Pastor, doando a sua vida pelo próximo através da Igreja. Todos somos chamados a nos tornarmos cada dia um pouco mais santos. Tal é a nossa vocação comum a todos. Nem todos são chamados a ser padres, diáconos ou missionários. Mas somos todos chamados a servir a Igreja e a sociedade com nossos dons talentos e carismas. Por isso rezemos por todas as vocações, para que juntos tornemos realidade o Reino de Deus em nosso meio.

  Finalmente, ao nos propor a figura bíblica do “Bom Pastor”, o Evangelho de hoje convida-nos a refletir sobre o serviço da autoridade e da governança que tem como missão principal defender e preservar a vida, servir e  respeitar a liberdade das pessoas, de amar e se dedicar totalmente pela vida de seus liderados. Rezemos pelas nossas lideranças políticas, para que a exemplo de Jesus Bom Pastor governem o povo brasileiro com o único desejo de buscar o bem desta pátria.  Caso contrário, se tiverem a intenção de explorar e oprimir o povo, se tiverem a intenção de se aproveitarem da crise sanitária para tirarem proveitos pessoais, políticos e econômicos, serão como os ladrões e assaltantes dos quais nos fala o Evangelho de hoje. 

 
Indique a um amigo
 
 
Conteúdos Relacionados