Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.
Aceitar e fechar
 
 
 
HOMILIA DOMINICAL: O BATISMO DO SENHOR
Crédito da foto - Dimitri Conejo Sanz | Cathopic

Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
A Festa litúrgica do Batismo do Senhor encerra o tempo do Natal e marca o início da vida pública de Jesus. O Batismo foi o primeiro ato da vida pública de Jesus. O próprio Deus Pai apresenta Jesus ao mundo dizendo: “Este é o Meu Filho amado, em Quem Me comprazo!” (3,17). No Jordão, Jesus nosso Senhor foi ungido com o Espírito Santo como o Messias. Impulsionado pelo Espírito Santo, após o seu batismo, Jesus inicia publicamente a sua missão de anunciar o Reino de Deus.  É na força do Espírito Santo que Ele pregará, fará Seus milagres, expulsará Satanás e inaugurará o Reino; é na força do Espírito que Ele viverá uma vida de total e amorosa obediência ao Pai e doação aos irmãos até a morte e morte de Cruz. 

Ao ser batizado no Jordão, Jesus é ungido com o Espírito Santo para a missão. Jesus é ungido pelo Pai que lhe dá o Espírito para Sua missão. Esta unção será plena na Ressurreição, quando o Pai derramará sobre Ele o Espírito como Vida da sua vida. “Jesus foi ungido por Deus com o Espírito Santo e com poder, Ele que passou fazendo o bem e curando a todos” (At 10,37-38). Jesus é o Filho querido, Ele é o Servo sofredor, Ele é o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, Ele é o Messias, o Ungido de Deus! Jesus como Servo do Senhor deverá ser cheio de misericórdia para com os pecadores, os fracos, os pobres, os sem esperança. Jesus é a aliança com os povos, luz das nações, para restaurar a paz e felicidade dos oprimidos. 

O dia em que fomos batizados foi o mais importante da nossa vida, pois nele recebemos a Fé e a Graça. Antes de recebermos o Batismo, todos nós nos encontrávamos com a porta do Céu fechada e sem nenhuma possibilidade de dar o menor fruto sobrenatural.  O Batismo não é um mero ato social, apenas uma tradição de família; também não é uma espécie de inscrição em clube de futebol. Não querer batizar uma criança, é não querer o filho como filho de Deus e herdeiro do Céu, e fortalecido por graça imensa.

Pelo batismo nossos pecados são apagados, a antiga culpa é dissipada e formamos um só corpo com o Senhor Jesus e somos chamados à mesma missão salvadora.  O Batismo é o primeiro dos sacramentos e condição para receber os demais. O Batismo é o fundamento de toda a vida cristã, a porta de entrada na comunidade dos que creem. O Batismo é a purificação externa e interna da pessoa; Ele nos concede o dom da imortalidade; nos leva a conversão do coração. Pelo Batismo somos consagrados por Deus para a missão de evangelizar, principalmente para viver a santidade. 

Pelo Batismo todos os fiéis participam do Sacerdócio e da missão de Jesus. Ser batizado é tornar-se Servo com Cristo é passar a nossa vida fazendo o bem. Devemos agradecer a Deus a Graça do Batismo. Agradecer que nos tenha purificado a alma da mancha do pecado original, bem como de qualquer outro pecado que tivéssemos naquele momento. A partir do Batismo, o cristão passa a fazer parte de um povo, e a Igreja apresenta-se como a verdadeira família dos filhos de Deus. O Batismo é a porta por onde se entra na Igreja. Ele é como um selo que exprime o domínio de Cristo sobre a alma do batizado. Cristo tomou posse da nossa alma no momento em que fomos batizados. Ele nos resgatou do pecado com a sua Paixão e Morte.

Na celebração do Batismo, temos os gestos e os símbolos. O primeiro gesto é o Sinal da Cruz, que nos é dado como escudo que deve proteger o batizando na sua vida; é como um “indicador” para o caminho da vida, porque a Cruz é o resumo da vida de Jesus. Depois há os elementos: a água, a unção com o óleo, as vestes brancas e a vela acesa. A água é o símbolo da vida: o Batismo é a vida nova em Cristo. O Óleo é o símbolo da força, da saúde, da beleza, porque é realmente belo viver em comunhão com Cristo. Como é grande a dádiva do Batismo! As vestes brancas nos mostram que fomos revestidos de Cristo. E a vela é o símbolo da fé que foi acesa em nosso coração e que se deve manter acesa por toda a vida.

Com O Batismo de Jesus o “céu se abriu” (Mt 3,16), isto significa que há um novo relacionamento entre o céu e a terra, tudo o que é do céu pode passar a terra, tudo o que é da terra pode entrar nos céus. Que possamos viver este intercâmbio entre o céu e a terra de acordo com a vontade de Deus.

 
Indique a um amigo
 
 
Conteúdos Relacionados