Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.
Aceitar e fechar
 
 
 
HOMILIA DOMINICAL: HONRA TEU PAI E TUA MÃE

Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
Os Dez mandamentos foram dados ao povo de Deus em duas tábuas de pedra. Na primeira estão os três primeiros mandamentos que se referem a Deus. Na segunda tábua estão os outros sete mandamentos que se referem ao relacionamento com o próximo. O primeiro destes últimos sete mandamentos é justamente : “Honra teu Pai e tua mãe”... (Ex 20,12). Ou seja depois de Deus os pais são os primeiros aos quais devemos honra por que eles nos transmitiram a vida e o conhecimento de Deus. Deus revestiu os pais de autoridade para que dêem a vida aos filhos, lhes deem os bens necessários para a sua subsistência e os eduquem como pessoas humanas e cristãos.

A observância deste mandamento da parte dos filhos gera frutos espirituais e temporais de paz e prosperidade. O contrário disso gera danos espirituais e temporais para os que não obedecem. Por isso São Paulo diz: “Filhos obedecei a vossos pais, no Senhor, pois isso é justo (Ef 6,1-3).  

Enquanto o filho viver na casa de seus pais, deve obedecer a toda solicitação dos pais que vise ao seu bem ou ao da família. Os filhos têm ainda de obedecer as prescrições razoáveis de seus educadores e de todos aqueles aos quais os pais os confiaram.  A obediência aos pais cessa somente com a emancipação dos filhos, mas de modo algum cessa o respeito, que lhes é sempre devido, pois a sua raiz está no temor de Deus, que é um dos dons do Espírito Santo.

Depois de emancipados os filhos, devem, enquanto puderem, dar ajuda material e moral, aos pais nos anos da velhice, durante tempo de doença, solidão ou de angústia. Diz Eclo: “Filho, cuida de teu pai na velhice, não o desgostes em vida. Mesmo se sua inteligência faltar, sê indulgente com ele, não o menospreze, tu que estás em pleno vigor...”. (Eclo 3,12.16).

A paternidade divina é a fonte da paternidade humana, ou seja, os pais devem olhar para Deus que é Pai e aprender dele como deve ser vivenciada a paternidade humana. Deus é freqüentemente chamado de Pai. Jesus o chamava de “Abba” significa “paizinho”. E dizia “eu e o Pai somos um” (Jo 10,30). Jesus ensinou-nos, na oração do “Pai- nosso” (Mt 6,9) a chamar Deus de nosso pai.

Por isso os pais devem considerar seus filhos como Filhos de Deus e respeitá-los como pessoas humanas. Devem educar os filhos no cumprimento da Lei de Deus mostrando-se eles mesmos (pais) obedientes à vontade do Pai dos céus. Os pais devem tratar filhos e esposa com ternura, perdão, respeito, fidelidade e com espírito de serviço. Dar bom exemplo é uma grave responsabilidade para os pais. Devem ser capazes de reconhecer os próprios defeitos perante os filhos, para que seja mais fácil guiar e corrigir os próprios filhos. “Vós pais, não deis a vossos filhos motivo de revolta contra vós, mas criai-os na disciplina e correção do Senhor” (Ef 6,4).   

Como primeiros responsáveis pela educação dos filhos, os pais têm o direito de escolher para os eles uma escola que corresponda às suas próprias convicções. Mas quando se tornam adultos os filhos têm o dever e o direito de escolher uma profissão e estado de vida.  A catequese familiar precede, acompanha e enriquece as outras formas de ensinamento da fé. Cabe aos pais ainda dar conselhos prudentes aos seus filhos, mesmo quando já adultos, com o objetivo de que os filhos alcancem a felicidade e se mantenham no caminho de Deus e do bem.

Para finalizar algumas coisas que são importantes para os pais na formação dos seus filhos:  a) os pais precisam ensinar os filhos a amar e temer a Deus de todo o coração; b) os pais precisam ser modelos para os seus filhos, pois o exemplo é única forma de ensinar; c) os pais precisam rezar pelos seus filhos. Os pais são sacerdotes do lar. Eles devem falar de seus filhos para Deus através da Oração. Na Bíblia é missão do Pai conduzir a oração em família; d) O coração dos pais precisa ser convertido ao coração dos filhos e o coração dos filhos, a seus pais. e) Os pais precisam ser sensíveis às necessidades emocionais dos filhos. Precisam aprender a ouvi-los; f) Os pais precisam disciplinar os seus filhos com brandura, com coerência e com espírito de amor e mansidão. Devem ensiná-los e abençoá-los. Ser presentes e participativos na vida dos filhos; g) Pai que crê em Deus e confia sua família a Ele é sinal de benção para esposa e filhos. 

 Por isso, ser pai é uma missão divina que coloca o ser humano, próximo de seu Criador, pois assim como Deus que nos guia, o pai deve ser o farol que brilha na vida de seus filhos, a chama que aquece os corações, o sal que dá o sabor do desejo de viver em família, encaminhando-os no difícil trilhar dessa existência. 
Pe. Valdir Luiz Koch.

 
Indique a um amigo
 
 
Conteúdos Relacionados