Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.
Aceitar e fechar
 
 
 
HOMILIA DOMINICAL:  EPIFANIA DE JESUS
Crédito da foto - CENTRO ALETTI

Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -

A  Epifania do Senhor é a manifestação ou apresentação de Jesus ao mundo e a todos os povos da terra. Para encontrar o Menino Jesus os Reis Magos, Gaspar, Melchior e Baltazar deixaram-se conduzir pela estrela. A estrela na Bíblia é símbolo de um ser celeste, ou seja, tem a sua origem no céu, ou seja, é divino. 


Um dos símbolos importantes da Epifania é a Estrela. A estrela é sinal da vinda do Messias, da descendência de David, por que o símbolo de David é uma estrela de seis pontas, formada de dois triângulos que se cruzam, um invertido para cima e outro para baixo, para dizer que ele une o céu e a terra. Assim como nos diz o Apocalipse: “Eu Jesus enviei o meu anjo... Eu sou o rebento da família de Davi, a brilhante estrela da manhã” (Ap 22,16). 


Os dois triângulos da estrela de Davi são fruto dos dois “d”s do nome de David.  Para muitos estas duas letras representam as duas naturezas de Cristo: humana e Divina. Outros ainda veem no triângulo o símbolo da Santíssima Trindade por que um triângulo tem três ângulos iguais. Outros ainda veem na união dos dois triângulos a missão do Messias de ser o Mediador e Reconciliador entre Deus e o homem, por que para alguém ser mediador ele precisa estar unidos com os dois lados, por isso na estrela de David um triângulo está voltado para cima e outro para baixo, sinal da união entre Deus e a terra, sinal da natureza humana e divina de Jesus. Como nos diz 1Tm 2,5: “Jesus é o único mediador entre Deus e os homens”.


Outro símbolo de atração da vida humana é a Luz. Os Magos ao seguirem a estrela brilhante representam a humanidade, sempre atraída e sedenta de luz. Quando uma luz brilha na vida da gente, deixamos um modo de viver e caminhamos ao encontro daquela luz. Quando uma jovem se torna luz nos olhos de um rapaz (ou vice-versa) a vida muda e os passos são direcionados para conquistar a luz que o atrai. 

O Mérito dos Reis Magos está em saber identificar a verdadeira luz que brilha entre tantas que existem no universo e ir em busca dela. A proposta de vida se repete para nós hoje: faça da Palavra de Deus, que é Jesus Palavra, a luz que ilumina a tua vida. Não deixe que qualquer “proposta luminosa” ilumine tua cabeça e escureça teu caminho. Faça da Palavra de Deus a luz dos seus passos. 


Na primeira leitura de Isaías Jerusalém é descrita como “cidade-luz”, que atrai todos os povos da terra. Quando os Magos chegam à “cidade-luz” e a veem apagada, admirados, perguntam: onde a luz? Hoje, a Igreja é a Jerusalém da profecia de Isaías, pois ela é chamada a ser a “cidade-luz” para brilhar no meio do povo e para isso, precisa iluminar-se na Palavra de Deus, proclamá-la para atrair todas as gentes à Luz capaz de brilhar com mais esplendor nossas vidas. Cristo é a Luz dos Povos – Lumen Gentium.  


A Apresentação de Jesus à humanidade – epifania - também mostra as diversas e diferentes atitude das pessoas em relação a Jesus: Os Magos Adoram a Jesus; Herodes rejeita a tal ponto de querer matá-Lo; Os escribas e sacerdotes da sinagoga ficam indiferentes, pois nenhum preocupou-se em ir ao encontro de Jesus e encontrá-Lo. 


A Igreja, Povo de Deus, povo iluminado pela Palavra de Deus, somos todos nós batizados. Quando os Magos chegaram à Jerusalém, o povo conhecia a Palavra de Deus, lia e estudava a Palavra na Sinagoga, mas de modo indiferente, por isso, a Palavra entrava na cabeça, mas não iluminava o coração, não tocava a vida das pessoas.  Procuremos refletir: Que luz vou escolher para iluminar a minha vida neste Ano que se inicia? O Salmo 118, 105 diz: “Tua Palavra é lâmpada para os meus pés e luz para o meu caminho”. Que a Palavra de Deus se torne cada vez mais luz para iluminar este novo ano de 2020. Amém!  
   Pe. Valdir Luiz Koch.

 
Indique a um amigo
 
 
Conteúdos Relacionados