Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.
Aceitar e fechar
 
 
 
Mosaico sobre a Apresentação de Jesus no Templo do jesuíta Marco Rupnik
HOMILIA DOMINICAL: APRESENTAÇÃO DE JESUS
Crédito da foto - CENTRO ALETTI

Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -

A Festa da Apresentação do Senhor no Templo, quarenta dias após seu nascimento, tem seu fundamento no livro do Êxodo que diz: “Tu me consagrarás todo primogênito entre os israelitas, tanto homem como animal: ele será meu” (Ex 13,1; cf. Lc 2,23); e \"o menino será circuncidado\" (Lv 12,3), por isso José e Maria levam o Menino Jesus ao Templo no quadragésimo dia para que fosse apresentado ao Senhor e Maria seja purificada. A purificação da mulher, depois do parto, era uma cerimônia pela qual ela era abençoada pelo dom da maternidade e se reconhecia oficialmente que estava restabelecida dos trabalhos do parto e podia regressar à vida normal.


Esta festa litúrgica é conhecida também como festa das luzes ou Festa de Nossa Senhora das Candeias, por isso é dia propicio para a benção das velas, pois como profetiza Simeão Jesus é «luz para iluminar as nações e glória do teu Povo Israel». Jesus é a Luz que nos ajuda a fugir do erro e do pecado, nos ajuda a não corrermos atrás dos falsos valores, das ilusões e das mentiras deste mundo. Com esta festa litúrgica encerra-se as celebrações natalinas e com a oferta da Virgem Maria e a profecia de Simeão (Lc 2,33-35) de que “uma espada traspassará a alma” de Maria (Lc 2,35) abre-se o caminho para a Páscoa.

A Festa da Apresentação do Senhor no Templo nos reforça dois fatos que celebramos no tempo do Natal: o Senhor está no meio de nós (Emanuel) e que Jesus é a salvação que Deus preparou para nós. O Senhor está no meio de nós, significa que Deus nunca esteve tão próximo de nós, tão solidário com a nossa condição humana como agora através de Jesus Cristo. Nele Deus é humano como nós e por isso nos fala diretamente ao coração e pode nos compreender melhor, pois se fez um de nós para ser mais misericordioso para conosco. Jesus é a salvação que Deus preparou para nós, pois Simeão reconhece no Menino Jesus o nosso Salvador quando afirma: “Agora, Senhor, deixai o vosso servo ir em paz, porque os meus olhos viram a vossa salvação que preparastes diante de todos os povos\" (Lc 2,29-31). 


Esta festa da apresentação de Jesus no Templo é também o cumprimento da profecia de Malaquias que diz: “Imediatamente entrará no seu templo o Senhor a quem buscais, o Mensageiro da Aliança por quem suspirais”(Ml 3,1), ou seja, Jesus é o Senhor do Templo, Ele é o lugar de encontro do humano com o divino, pois Ele é totalmente Deus e totalmente humano, exceto no pecado. É Ele que tem o poder de unir-nos novamente ao céu. Ele é o Sumo Sacerdote misericordioso e digno de confiança nas coisas referentes a Deus, que perdoa os nossos pecados e que nos abençoa novamente em nome de Deus (Cf. Hb 2,17). É Ele o “mensageiro da Aliança” a partir do qual vai nascer um Povo novo, que vive em comunhão com Deus e que cumpre os seus mandamentos e preceitos, ou seja, um povo obediente e fiel. 


O profeta Malaquias diz que o Mensageiro de Deus é «como o fogo do fundidor e como a lixívia dos lavandeiros», ou seja, Jesus é como o fogo do ourives que nos restitui a autenticidade e como a lixívia (sabão) que lava todas as manchas que foram se criando em nossa alma no decorrer de nossa vida, restituindo-nos a brancura e a pureza original. Não tenhamos medo de deixar Jesus iluminar a nossa vida. Se temos o coração e alma sujos, o remédio não é evitar vermo-nos nesta condição, mas a solução é buscarmos nos banhar no Sacramento da Reconciliação através do qual Deus perdoa todos os nossos pecados.


Maria e José apresentam o Jesus Menino no templo com um gesto de gratidão e de alegria pois trazem em seus braços o Salvador da humanidade, agradecem porque naquele momento inicia-se o mistério salvífico da humanidade, inicia-se a reconciliação e salvação, o encontro do humano com o divino que Deus realizou através de Cristo. 


Sigamos a Jesus, nossa Luz verdadeira, que ilumina o nosso coração e a nossa inteligência, que nos banha com a Luz do Espírito Santo, que nos ensina a viver como bons filhos e filhas de Deus, a caminho da Casa do Pai. Seguir essa Luz que é Jesus, implica para nós um esforço diário para pôr em prática os seus ensinamentos, fortalecidos pelos sacramentos, pela caridade e pela oração.       
                                                                Pe. Valdir luiz Koch

 
Indique a um amigo
 
 
Conteúdos Relacionados