Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.
Aceitar e fechar
 
 
 
HOMILIA DOMINICAL: A VIRTUDE DA HUMILDADE
Crédito da foto - Centro Aletti

Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -

Do mesmo modo, portanto, qualquer um de vós, se não renunciar a tudo o que tem, não pode ser meu discípulo! (Lc 14,33).

A liturgia deste domingo aponta para o fato de que Jesus exige do cristão um amor incondicional e grande. Quando Ele pede para que os discípulos se desapeguem das coisas e das pessoas está mostrando que o mais importante é o amor a Deus. Só ele nos traz felicidade, só ele nos salva. Por isso, precisamos enfrentar tudo para devolver este amor. Mas mesmo esta entrega depende da força que nos vem de Deus, pois, sozinhos não podemos nada. 

Para viver este desapego precisamos, como nos apontam as leituras, da virtude da humildade. Quando somos humildes nos colocamos no nosso lugar, reconhecemos a nossa pequenez e a grandiosidade de Deus. Ele nos sustenta em seu amor. E dentro desta pequenez somos chamados a entregá-lo nosso amor. Não somos capazes de amar por nós mesmos, mas ele ama em nós e nos dá sentido de vida. Somente quem se reconhece pequeno é capaz de aproximar-se de Deus.

O humilde é prudente. Prudente em reconhecer-se dependente de Deus e que é feito para servir a Ele. Esta virtude permite ao ser humano contemplar a sua realidade e tomar a decisão por Cristo. Quem assume Deus em sua vida termina de “construir sua torre”, consegue “calcular e vencer a guerra”.  Que a Virgem Maria nos ensine o caminho da humildade e prudência, ela que viveu isso integralmente. 

Pe. Jackson Fontana Oliveira

 
Indique a um amigo
 
 
Conteúdos Relacionados