Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.
Aceitar e fechar
 
 
 
HOMILIA DOMINICAL: A SAGRADA FAMÍLIA DE NAZARÉ

Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -

Neste dia a Igreja honra a Família de Nazaré, constituída por Jesus, Maria e José e os apresenta como exemplo e modelo para as nossas famílias, pois a família humana é o maior tesouro que Deus concedeu à humanidade.


Na leitura tirada do Livro do Eclesiástico, Jesus Ben Sirá, exorta os filhos a acolherem e viverem as palavras dos pais. O texto é um comentário ao quarto Mandamento da Lei de Deus: “Honra teu Pai e tua mãe e teus dias serão longos sobre a face da terra”. Comentando este mandamento (Ex 20,12; Dt 5,16) Jesus Ben Sirá diz que os filhos tem quatro deveres principais para com os pais: a) cuidá-los na velhice (v. 14a); b) não lhes causar tristeza (v. 14b); c) ser indulgente (ter compaixão) e ser paciente com eles, se vierem perder a razão (15a); d) nunca os tratar com desprezo (15b). A recompensa é que os filhos terão o perdão dos pecados, a felicidade, a vida longa e a atenção de Deus em suas orações.


Já na Carta de São Paulo aos Colossenses, o apóstolo nos diz quais são as virtudes que são indispensáveis para a vida familiar: misericórdia, bondade, humildade, mansidão e paciência. Depois diz quais são as atitudes que precisam reinar numa família: Suportar uns aos outros e perdoar-se mutuamente...; fazer reinar a paz de Cristo..;. viver em ação de graças (ser agradecido); ouvir e praticar a palavra de Cristo...; tudo o que se fizer, por palavras ou por obras, seja feito em nome do Senhor Jesus. E como coroamento dessas virtudes e atitudes São Paulo apresenta o amor: revesti-vos da «caridade, que é o vínculo da perfeição». «Revestir-se» não significa algo superficial, de aparências, mas indica uma atitude interior, que implica uma conversão profunda. Em síntese o exercício da caridade (amor) é o critério supremo de vida familiar, é a qualidade sobre a qual se edifica a família, pois ela é “o vínculo da perfeição” para quem procura construir a sua família sobre a Palavra de Deus.  


O Evangelho de hoje, que nos relata a fuga da Família de Nazaré para o Egito, nos mostra que, apesar de santa e agradável a Deus, a Sagrada Família passou por tribulações, angustiou-se e sofreu perseguição, não porque Deus quisesse o sofrimento dela, mas por causa da cobiça e da inveja daqueles que tinham medo de perderem o poder e de não reconheceram Jesus como Filho de Deus. Este relato da vida da Sagrada Família quer dar força, coragem e fé à todas as famílias que passam por tribulações, sofrimentos, perseguições, angústias e doenças, para que coloquem sua confiança em Deus Pai, pois Ele é o vencedor do mal através do bem.


A Família de Nazaré venceu as tribulações da vida através de três atitudes importantes: a) “a escuta da Palavra de Deus”; b) “Fé”: sempre acreditou nas promessas de Deus; c) sempre procurou “fazer a vontade de Deus Pai”. São três atitudes que todos nós cristãos podemos colocar em prática em nossas Famílias, mesmo que às vezes pareça uma tarefa longa com alegrias e tristezas, mas a certeza é que Jesus, Maria e José nos acompanham neste caminho pois eles mesmos passaram por isso e nos compreendem bem do que precisamos.  


Hoje um dos grandes inimigos que tenta matar a família é o tempo. Os pais, filhos, esposos, namorados já não tem mais tempo um para o outro, muito menos para os demais familiares como os sogros e os avós e até mesmo para Deus. São as metas dos trabalhos que precisam ser alcançadas, os horários que são exigentes, o emprego longe de casa, a TV e as redes sociais que roubam o pouco tempo que sobra da família. Aos poucos o outro vai se tornando um desconhecido ou um estranho dentro da própria casa e por isso a admiração, o amor, o carinho, o diálogo, o estar juntos vai desaparecendo. Cada um, mesmo fazendo parte da mesma família, não coloca mais o outro nos seus projetos pessoais,  até que os membros se percebem trilhando uma vida diferente do outro.


Para que este mal seja vencido cada um precisa fazer a sua parte, estar aberto à conversão, apesar das diferenças; de estar juntos, de apoiar-se uns aos outros no caminho da vida. A família deve ser o local onde todos se sentem bem, onde todos gostam de estar, onde todos, quando dela saem, a ela queiram voltar novamente. Cuidemos da Família com todo o amor, pois está em jogo a nossa felicidade pessoal e o futuro colectivo da própria humanidade, pois o bem da pessoa e da sociedade está estreitamente ligado à «boa saúde» da família. 


 Pe. Valdir Luiz Koch


 
Indique a um amigo
 
 
Conteúdos Relacionados