Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.
Aceitar e fechar
 
 
 
HOMILIA DOMINICAL: A PRESENÇA DE DEUS EM NOSSAS VIDAS
Crédito da foto - CENTRO ALETTI

Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
Primeira Leitura - At 8,5-8.14-17
Salmo Responsorial - Sl 65
Segunda Leitura - 1Pd 3,15-18
Evangelho - Jo 14,15-21

Homilia

Queridos irmãos e irmãs,

A liturgia da Palavra deste domingo nos revela a presença de Deus em cada cristão. O Evangelho nos mostra que quem segue os Mandamentos ama a Deus, ou seja, para Jesus não há separação entre a lei e o amor. Quem ama cumpre a lei, porém, o amor é sempre maior. A lei deve ser sempre iluminada pelo amor. Quem possui o amor enraizado em seu coração não se torna um rigorista e fundamentalista, mas sabe guiar sua vida para a eternidade através dos ensinamentos dos mandamentos. 

Quando o cristão, iluminado pelo amor, segue os mandamentos, Deus faz presença neste através do seu Espírito. Este só se faz presença naqueles que amam e seguem a Deus. O mundo, como nos diz Jesus no Evangelho, não é capaz de receber o Espírito Santo, somente quem crê o recebe. E porque isso acontece? Porque Deus só habita aonde o recebem de coração aberto. Deus não quer ser recebido a força, mas com amor. Quando Jesus diz no versículo 17: “Vós o conheceis, porque ele permanece junto de vós e estará dentro de vós,” mostra uma relação forte entre amar e conhecer. É o que diz Santo Agostinho de Hipona sobre essa relação. Este santo diz que ninguém ama aquilo que não conhece. Logo, quanto mais buscamos conhecer algo, ou alguém, mas amamos este. Então, quanto mais buscamos conhecer a Deus, mais o amamos, e se o amamos mais, então buscamos conhecê-lo mais. 

No Evangelho Jesus diz que não nos deixará sozinhos e órfãos porque estará presente em nós. Aqui podemos tirar duas conclusões de sua presença. Primeiro, pelo batismo somos incorporados ao seu corpo místico, logo, ele está presente em nós pelo Espírito. Segundo, ele faz presença em sua Igreja através da Santíssima Eucaristia. Nós cremos que na Santa Comunhão Jesus está presente em Corpo e Sangue, Alma e Divindade. 

A primeira leitura relata a conversão dos samaritanos. Eles veem os milagre e ouvem a Palavra dos discípulo, e acreditam. Os samaritanos se convertem, e, em seguida, Pedro e João se dirigem até eles e impõe-lhe as mãos enviando-lhes o Espírito Santo (podemos dizer que foram crismados). Os discípulos enviam-lhes o Espírito para que Deus seja presença neles. O Salmo louva a Deus pelas suas maravilhas e presença salvadora na história. A segunda leitura ressalta o valor que Pedro dá para a presença de Deus em nós. Ele clama para que cada discípulo glorifique com sua vida o Senhor Jesus, pois este habita em cada batizado, e pede que todos deem testemunho e razões de sua fé a quem o exigir. Os discípulos devem fazê-lo com muito amor e compaixão, pois, devemos ser outro Jesus para o próximo. 

Enfim, queridos irmãos e irmãs, que a Virgem Maria nos guie ao testemunho de Cristo. Que cada cristão testemunhe Jesus com sua vida e reconheça a presença de Cristo em seus corações. Busquemos conhecer a Deus e amá-lo com toda a nossa força e entendimento para encontrarmos a paz e chegarmos à Salvação. Deus vos abençoe. 

Pe. Jackson Fontana Oliveira

 
Indique a um amigo
 
 
Conteúdos Relacionados