Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.
Aceitar e fechar
 
 
 
HOMILIA DOMINICAL: A PARÁBOLA DO SEMEADOR

Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
A Parábola é uma forma de ensinar através de imagens, de comparações e de alegorias. A linguagem parabólica é um método pedagógico, que ensina as pessoas a refletirem, a refletirem sobre os prós e os contras, a encontrar soluções para os dilemas que a vida põe. Esta linguagem incita à busca de soluções e convida a descobrir a verdade.

Porque é que Jesus fala em parábolas? Por que através das parábolas aparece mais claramente quem aceita e quem rejeita a Palavra de Deus. Jesus conta esta parábola num contexto de crise, ou seja, num contexto em que Ele não é aceito como filho de Deus, sua pregação é contestada, Ele é perseguido e incompreendido, não acreditam nas suas palavras e exigem d’Ele milagres. Parece que tudo caminha para um fracasso. É nesse contexto que Jesus conta a parábola do Semeador. A semente lançada é a Palavra de Deus. O semeador é o próprio Jesus e os discípulos que em nome dele semeiam a Palavra. Os solos são quatro: o situado à beira do caminho, o solo pedregoso, o solo espinhoso e o solo bom. 

 A parábola do semeador tem a finalidade de nos mostrar as diferentes formas como é acolhida a Palavra de Deus. A semente que caiu em terrenos duros, de terra batida, representa os corações insensíveis, egoístas, orgulhosos, onde não há lugar para a Palavra de Jesus. Estes preferem um caminho de independência e de auto-suficiência, em relação à Deus e seu Evangelho. A semente que caiu em terreno pedregoso, representa os corações inconstantes, capazes de se entusiasmarem com a Palavra de Deus, mas incapazes de suportarem as contrariedades, as dificuldades, as perseguições.

A semente que caiu entre os espinhos e que foi sufocada representa os corações materialistas e acomodados, para quem a Palavra de Deus não é a prioridade fundamental. Fazem do dinheiro, do poder, da fama, do êxito profissional ou social o verdadeiro Deus a quem tudo sacrificam. A semente que caiu em Terra boa e que deu fruto abundante representa os corações sensíveis e bons, capazes de acolher a Palavra de Jesus. Aceitam fazer da sua vida uma entrega a Deus e um serviço ao próximo. 

Como esta parábola é contada num contexto de crise, Jesus a conta para animar os discípulos, para dar coragem e ânimo! Jesus quer dizer: Não desanimeis, coragem, pois apesar do aparente fracasso, a Palavra de Deus tem um poder interior que produz frutos em abundância, o seu poder não pode ser interrompido;  o resultado final da pregação será algo surpreendente, maravilhoso, inimaginável. A semente (Palavra) lançada em “terra boa” produz frutos em abundância. 

A parábola mostra as diversas atitudes com que a comunidade acolhe a Palavra de Jesus. A eficiência da produção não depende nem da semente (Palavra de Deus), nem de quem semeia (Cristo); mas depende da qualidade da terra, da terra que recebe a semente, ou seja, do coração de cada um de nós. 

A Palavra de Deus é eficaz, transformadora, geradora de vida. Ela nunca falha. Ela é como a água bendita que caí do céu e que gera vida, que alimenta o Povo de Deus, que convida a assumir o compromisso com a transformação e a renovação do mundo.

Conclui-se que a Parábola do Semeador quer chamar atenção aos cristãos para que acolham a Palavra de Deus, sem deixar que as dificuldades da vida, os incidentes e os outros valores  afoguem e tornem a Palavra de Deus uma semente estéril, sem vida. Nossa missão é promover o encontro de uma semente confiável – a “Palavra de Deus” – com uma terra boa, acolhedora e generosa que é o nosso coração. É nossa missão preparar os corações dos fiéis para receber a Palavra, deixá-la germinar e esperar que produza os frutos. É necessário experimentar o ensinamento de Jesus na profundidade do Espírito, assim como a semente afunda na terra para renascer, nós precisamos mergulhar nas profundezas da Palavra de Deus para dar frutos abundantes em nossa vida. 

Pe. Valdir Koch

 
Indique a um amigo
 
 
Conteúdos Relacionados