Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.
Aceitar e fechar
 
 
 
HOMILIA DOMINICAL: A ASCENSÃO DO SENHOR

Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
Queridos irmãos e irmãs,

Celebramos neste Santo Domingo a Ascensão do Senhor. Hoje somos chamados a refletir sobre muitas verdades de Fé. E o que significa a Ascensão? Quer dizer que Jesus, após ressuscitar e permanecer durante quarenta dias na terra, se eleva aos céus. Estamos celebrando a parte do credo do tempo presente que diz: “subiu aos céus e está sentado à direita de Deus Pai Todo-Poderoso” (Profissão de Fé Apostólica). No Credo professamos o que aconteceu no passado, desde antes da criação até a ressurreição de Jesus; o tempo futuro, o que acontecerá com o retorno de Jesus; e o tempo presente, que nos fala que Jesus reina nos céus Agora. 

A Ascensão nos revela o Senhorio de Nosso Senhor Jesus Cristo. “Toda a autoridade me foi dada no céu e sobre a terra” (v.18). Jesus sobe aos céus para reinar com o Pai. Ele termina sua missão neste mundo e revela que enviará o Espírito Santo. Este é o defensor, aquele que ajuda os discípulos a entenderem tudo o que Cristo fez e ensinou. O Espírito também ajuda os discípulos em sua missão para levar a todos a mensagem de Jesus. Jesus também sobe aos Céus porque ressuscitado está com o corpo glorificado, que não se corrompe, logo, não pode permanecer nesta mundo que passa; corruptível. 

A Ascensão de Jesus nos remete a outras verdades de Fé. Revela-nos que Deus assumiu uma natureza humana igual a todos nós, exceto o pecado. O Verbo se fez carne. A sua humanidade é um instrumento de Deus para nos Salvar. Ele permanece neste mundo e por amor à humanidade se entrega em Sacrifício na cruz para nos salvar. Após a sua morte ele ressuscita e nos promete vida eterna. Estas verdades acompanham o que celebramos hoje.

No evangelho, vemos Jesus enviando os discípulos para além das fronteiras de Israel, pois, a salvação não mais se limita somente aos judeus, mas a todo aquele que acreditar em Jesus e colocar em prática os seus ensinamentos. Assim, a liturgia nos recorda que antes de subir aos céus Jesus deixa recomendações para os discípulos. Nestas recomendações ele envia os discípulos como missionários, pede o batismo como adesão à Fé e requisito para a Salvação. Jesus também promete, neste momento, que estará presente com os discípulos até o fim do mundo. 

Enfim, meus queridos irmãos e irmãs, a Ascensão do Senhor é um momento importante para nós refletirmos a nossa missão neste mundo. Jesus antes de subir ao Pai nos deixa a promessa de sua presença e nos chama a caminhar com ele. Neste dia somos revigorados em nossa missão de evangelizar e esperar a vida futura em Deus. Também ressuscitaremos e seremos levados para a eternidade. Que assim seja. Deus vos abençoe. 

Pe. Jackson Fontana Oliveira

 
Indique a um amigo
 
 
Conteúdos Relacionados