Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.
Aceitar e fechar
 
 
 
HOMILIA DO 30º DOMINGO DO TEMPO COMUM
Crédito da foto - INTERNET

Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -

A leitura do profeta Jeremias nos mostra que Deus não é insensível e alheio às dores, dificuldades e sofrimentos que passamos, mas é um Deus sensível e atento, que cuida de nós como seus filhos e filhas, com cuidados de pai. Mostra que Deus não nos deixa sozinhos diante dos problemas, Ele caminha ao nosso lado e, com amor de pai, cuida de nós, como um pai que ensina o filho a caminhar dá-nos a mão, conduz-nos ao encontro da verdadeira felicidade. Por isso o convite do profeta Jeremias: não tenhais medo! 
A Carta aos Hebreus nos mostra três aspectos da vocação do sacerdote: a) todo sacerdote é um escolhido de Deus, é alguém a quem Deus chama e a quem confia esta missão. b) O sacerdote é um homem tomado de entre os homens, ou seja, a sua fragilidade e debilidade humanas o tornam apto para compreender os erros e os pecados das pessoas por quem intercede. c) A missão do sacerdote é “oferecer dons e sacrifícios pelos pecados”, apresentando diante de Deus o arrependimento do povo de Deus e trazendo às pessoas o perdão de Deus, ou seja, a sua missão é reconciliar os seres humanos com Deus. Jesus é o sumo-sacerdote por excelência, é Nele que todos os sacerdotes agem. Jesus ao assumir a nossa humanidade, experimentou a nossa debilidade e fragilidade e tornou-Se capaz de entender as nossas fraquezas e os nossos pecados e de Se tornar o nosso mediador e intercessor junto do Pai. A sua proximidade e intimidade com o Pai, por um lado, e a sua humanidade, por outro tornam-no, o perfeito mediador e intercessor, capaz de restabelecer definitivamente a comunhão entre Deus e o ser humano. 
No Evangelho vemos que o cego Bartimeu vivia sem luz e liberdade, e pedia esmolas porque era dependente. Bartimeu está consciente da sua debilidade e sente que, sem a ajuda de Jesus, continuará envolvido pelas trevas da dependência e da escravidão. Por isso, grita: “Jesus, filho de Davi, tem misericórdia de mim”. Os que estavam ao seu lado o repreendiam e queriam fazê-lo calar. Estes que repreendem e mandam Bartimeu calar-se representam todos aqueles que colocam obstáculos a quem quer deixar a sua situação de miséria e de escravidão para aderir à Jesus Cristo. Jesus porém parou e disse: «Chamai-O». Bartimeu jogou fora sua capa e foi ao encontro de Jesus. A capa servia como almofada, para se cobrir do frio e chuva, para recolher as moedas que lhe atiravam, ou seja, a capa é tudo o que Bartimeu possui. Ele deixou tudo o que possuía para ir ao encontro de Jesus. Jesus lhe perguntou: “que queres que te faça? Bartimeu respondeu-Lhe: «Mestre, que eu veja». Jesus disse-lhe: «Vai: a tua fé te salvou».
A cura do cego Bartimeu nos mostra que a fé é a adesão a Jesus e à sua proposta de salvação. É fazer-se discípulo de Jesus. Bartimeu cego e sentado à beira do caminho representa todos os pecadores que vivem longe de Deus e estão à margem da salvação. Bartimeu, mesmo cego fisicamente, teve a visão de reconhecer Jesus como Messias, o Salvador. Ele foi humilde e capaz de clamar por misericórdia e compaixão, reconhecendo as suas limitações e fragilidades. Bartimeu foi perseverante, quanto mais a multidão o mandava calar, mais forte ele clamava por misericórdia. Sempre haverá quem não entende a nossa fé, por isso não podemos nos calar diante de nossas convicções e diante de Jesus. Por isso fiquemos firmes e focados em nosso objetivo, por que a graça de que precisamos, o milagre que tanto almejamos está bem perto, se acreditarmos que Jesus é capaz de realiza-lo. Assim como Bartimeu foi capaz de desfazer-se da sua capa para ir ao encontro de Jesus é preciso que deixemos para traz o passado dos ressentimentos, o apego as coisas deste mundo que nos afastam de Deus e os empecilhos que nos impedem de sermos discípulos de Jesus. Bartimeu ao ser curado, num gesto de gratidão tornou-se discípulo de Jesus. Ele liberta-se da vida velha e, com alegria, decisão e entusiasmo, aceita, sem condições, seguir Jesus no caminho do amor e na doação da vida, peçamos a Deus nesta liturgia que possamos ser verdadeiros seguidores de Jesus e não somente admiradores que ficam à beira do caminho, olhando Jesus passar. 

 
Indique a um amigo
 
 
Conteúdos Relacionados