Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.
Aceitar e fechar
 
 
 
HOMILIA DO 2º DOMINGO DO TEMPO COMUM
Crédito da foto - INTERNET

Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -

As Bodas de Caná refletem a relação de amor entre Deus e o seu Povo, que somos cada um de nós, membros vivos do Corpo Místico de Jesus Cristo e quer mostrar que Deus celebrou uma “aliança” incondicional com cada um de nós através do nosso batismo. A falta de vinho nesta aliança quer dizer que em determinado momento desta aliança de Deus para com o seu Povo, a relação se tornou seca, sem alegria, sem amor e sem festa. O modo como o Povo vivia a sua religião já não oportunizava mais o encontro amoroso entre Deus e o seu Povo.
As Bodas de Caná inicia sua narrativa dizendo: “Jesus e os seus discípulos
foram também convidados para o casamento” (Jo 2,2). Isto nos mostra que precisamos convidar Jesus e a Virgem Maria para fazer parte da nossa vida, pois a presença deles torna-se sinal de bênçãos e de graças humanas e espirituais. Jesus é educado, Ele não entra na vida de alguém se não for convidado: Diz o Apocalipse:  "Eis que estou à porta e bato: se alguém ouvir a minha voz e me abrir a porta, entrarei em sua casa e cearemos, eu com ele e ele comigo. " (Ap 3,20). Nós somos templos vivos do Espírito Santo pelo batismo, por isso temos que pedir que Jesus habite plenamente em cada um de nós através da Palavra e da Eucaristia. Somente Cristo pode transformar as nossas tristezas, sofrimentos, tribulações e doenças em alegria, cura e libertação.  Somente Ele é capaz de transformar a água da nossa vida em vinho de festa e júbilo.  É a presença Dele em nossas famílias é que faz delas um ambiente e um espaço de alegria e santidade. Jesus garante que nunca nos deixa sozinhos por isso diz: "Eis que estou convosco todos os dias"  (Mt 28,20). O salmista diz: "Se meu pai e minha mãe me abandonarem, o Senhor me acolherá" (Sl 26,10). Isto nos mostra o amor incondicional que Deus tem por cada um de nós, seus filhos e filhas, pelo batismo.
O Evangelho também nos diz que as talhas de água para a purificação estavam vazias. Isto mostra que muitas vezes nos sentimos vazios do verdadeiro sentido da vida, nos sentimos vazios espiritualmente, vivemos desiludidos, insatisfeitos, nos desanimamos por causa dos nossos pecados e dos pecados dos outros que nos fazem sofrer. Somente Jesus é capaz de dizer aos seus anjos e santos: «Enchei essas talhas de água» (Jo 2,7). Só Jesus pode encher a nossa vida de paz, saúde, felicidade, amor, realização, prosperidade, perdão e salvação, por isso Ele não pode faltar em nossa vida.  Jesus deixa claro isto quando diz no Evangelho de João: " sem mim nada podeis fazer. "(Jo 15,5). Para que sejamos capaz de fazer o bem, de tomar as decisões certas em nossa vida precisamos da sua presença, da assistência do seu Espírito Santo. A única coisa que conseguimos fazer sem Jesus é o pecado, por isso precisamos de sua presença em todos os momentos da nossa vida.  
O Evangelho também nos diz: “estava lá a Mãe de Jesus” (Jo 2,1). A Virgem Maria nos foi dada por Jesus como Mãe. Diz o Evangelho de João:  "Quando Jesus viu sua mãe e perto dela o discípulo que amava, disse à sua mãe: “Mulher, eis aí teu filho”. Depois disse ao discípulo: “Eis aí tua mãe”. E dessa hora em diante o discípulo a recebeu como sua mãe. "(Jo 19, 26-27). Assim como o discípulo João devemos levar a Virgem Maria para as nossas casas, para a nossa vida, pois a sua presença é sinal do cuidado materno, de quem está atento para aquilo que está faltando em nossas vidas.  A Virgem Maria ao dizer: «Eles Não têm mais vinho» (Jo 2,3) mostra que está próxima das pessoas, como Mãe que cuida e observa aquilo que se passa em nossas vidas, ela sabe do que está faltando para que nossa vida seja melhor e já começa interceder junto ao seu Filho Jesus para recebamos a graça de que estamos precisando para o nosso bem e daqueles que nos rodeiam. 
Esta aliança de amor, bondade, alegria, perdão e reconciliação que Deus veio celebrar com cada um de nós através de Jesus Cristo, se atualiza na celebração da Santa Missa, onde Jesus, através da ação do Espírito Santo é capaz de transformar o pão e o vinho em Corpo e Sangue de Cristo. Por isso não deixemos de participar da Eucaristia, banquete festivo, que nos traz a presença real de Jesus em nossas vidas, presença que se quer tornar para nós benção, paz, cura e libertação. 

 
Indique a um amigo
 
 
Conteúdos Relacionados