Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.
Aceitar e fechar
 
 
 
HOMILIA DA NOITE DE NATAL
Crédito da foto - ACI DIGITAL

Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
NASCEU PARA NÓS O SALVADOR Lc 2,1-14
Hoje, na cidade de Davi, nasceu para nós o Salvador, que é o Cristo Senhor. Assim os anjos anunciaram aos pastores de Belém o nascimento de Jesus. Belém significa “casa do pão”. Isto mostra que Jesus será Pão para a humanidade. Pão partido e repartido. Ele servirá de sustento para nós, e será doador de Vida, por isso afirma: “Eu vim para que todos tenham vida e vida em abundância” (Jo, 10,10), ou seja, Jesus veio para nos alimentar com a sua própria vida. O Evangelho nos mostra que o nascimento do Menino Jesus, mudou o curso da história, o destino do homem, da mulher e do mundo. No céu e na terra se comemora esta noite de alegria. Esta noite é a maior de todas as noites da humanidade, pois recebemos de Deus Pai o mais precioso dos presentes: Jesus Menino. O Natal é o dia em que Deus Pai enviou Jesus para vir abençoar e salvar a todos. 
O nascimento de Jesus demonstra sua divindade, pois Jesus é o eterno Filho do Pai. Ele não era humano. Tornou-se humano no ventre de Maria, por isso Ela é tida como a toda agraciada por Deus. Nem Ela entendeu, ficou perturbada, mas se colocou à disposição para fazer a vontade de Deus Pai. O Anjo pediu para Ela não se assustar, não ter medo, não se atemorizar, porque Ela não só encontrou graça diante de Deus, mas a graça mais sublime: Ela vai conceber um filho e Ele terá o nome de Jesus, porque será o Salvador de todos nós. Será chamado de “Emanuel”, ou seja, “Deus-conosco” (Is 7,14; Jo 1,14). 
O Evangelho nos mostra ainda que Jesus é gerado desde toda a eternidade no seio do Pai; depois, nasce na carne, da Virgem Maria, como nos relata o Evangelho desta Noite; nasce também, por fim, no coração de cada um daqueles que o acolhem. Jesus é o único qualificado para ser Rei. Jesus é Rei, mas não reina como um tirano, mas sim como o Salvador e sua maior lei é o amor. A maioria dos reis nascem no luxo e na riqueza. Jesus por sua vez nasceu numa manjedoura. O anúncio do seu nascimento não foi feito aos poderosos e prestigiados, mas aos pastores. Jesus como rei, eleva os corações submissos e as vidas obedientes à glória do Reino dos Céus. Ele salva “seu povo dos seus pecados” (Mt 1,21), trazendo a paz verdadeira, a paz de Deus (Rm 5,1). 
Celebremos o nascimento de Jesus Cristo com muita alegria, como uma festa puramente cristã, com o espírito de conversão e acolhimento, totalmente aberto para promover a justiça e a paz, para que a nossa vida inteira seja plena e muito abençoada por Deus.  Entreguemos a Jesus nossa vida, nossa família, toda a humanidade, para que o Menino Deus se faça presente em cada lar e em cada coração. Não tenhamos medo da vida, mas que ela com a presença de Cristo se torne motivo de alegria.
Paremos para contemplar tamanha graça, tamanha ação maravilhosa de Deus, única e irrepetível, onde todos nós temos que nos ajoelhar para contemplar, admirar e adorar o Salvador que se encarnou no seio de Maria e, como Ela, nos colocarmos a serviço da graça: “Eis aqui teus servos, Senhor. Que se realize em nossa vida a Tua Palavra”.
Peçamos a Deus Pai, que a chegada do Menino Jesus não nos encontre frios e indiferentes como os hospedeiros de Belém, mas vivos e alegres, a exemplo dos pastores, pois a beleza do Natal reside no fato de afirmarmos que hoje nasceu para nós uma Criança e nela mora a Plenitude da Divindade, a marca profunda e substancial do Amor de Deus, a medida perfeita e exata que todo ser humano precisa ter para seguir seu caminho e ser feliz.
  Para revelar seu amor, Jesus fez algo extraordinário: desceu do trono e foi parar num estábulo. Tirou seu manto de luz e glória e foi envolvido em panos. Aquele que os anjos adoravam no céu aninhou-se no ventre de uma camponesa. Aquele que habitava o mais alto dos céus foi deitado numa manjedoura. E Maria não sabia se lhe dava leite ou louvor. Deve ter dado as duas coisas, pois sabia que o Menino Jesus tinha fome e era santo. 
Na sua grandeza infinita, Deus se abaixa para assumir a nossa condição humana e a partir da fraqueza de um menino enrolado em panos, está do nosso lado e nos acompanha. Jesus não nos deixa sós, mas vem ao nosso encontro. Ele nos alcança. Ele vem para nos limpar, perdoar, renovar e mostrar o caminho da verdadeira felicidade. O Natal nos mostra que somos amados por Deus. Nosso lugar é junto ao Menino Jesus. É junto com a família e a comunidade, que recebemos a paz. O Nascimento de Jesus nos faz pessoas novas, pessoas que vivem e testemunham com fé e gratidão o amor de Deus. Muito Deus tem feito por nós e em nós. Muito ainda ele fará! Por isso acolhamos o amor de Deus através do Menino Jesus que nasce hoje em nossos corações e quer ali permanecer. Amém! 

 
Indique a um amigo
 
 
Conteúdos Relacionados