Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.
Aceitar e fechar
 
 
 
HOMILIA 13º DOMINGO DO TEMPO COMUM
Crédito da foto - INTERNET

Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
A liturgia de hoje nos mostra que Deus ama a vida e por isso Ele a dá em abundância.  “Não foi Deus quem fez a morte”, pelo contrário, Ele cria a vida e dá-la à humanidade, modelada à sua imagem e semelhança. Ele restaura a vida, quando esta está em perigo de se apagar; e dá a vida quando ela está perdida.
Pela lei judaica uma mulher com hemorragia tornava-se impura e tudo o que ela tocava também tornava-se impuro. Esta mulher com fluxo de sangue durante doze anos havia sido expulsa da sociedade na qual vivia, não podia se casar, nem morar com seus parentes. Estava condenada à solidão.
Jesus não se importa em ser tocado por esta mulher e diz à ela: “Filha, a tua fé curou-te” e ela se apropria da cura recebida. É a fé dela que a salvou, e Jesus alegra-Se por isso. A cura é consequência da fé, que é sempre fonte de vida e de felicidade.  
Por sua vez Jairo pede a Jesus para impor as mãos, para salvar e dar a vida à sua filha. Ao Centurião Jesus também pede “basta que tenhas fé”. Jesus afirma que a filha dele esta “adormecida”, no “sono da morte”… um estado do qual Deus nos quer fazer sair, um estado do qual Jesus nos salva. A Ela Jesus diz: “Talita cum” – levanta-te.
Os dois milagres mostram Jesus no meio da multidão, mas atento a cada um. Ninguém fica anónimo aos olhos de Jesus. Ele Está possuído pelo amor de Deus para com os seus filhos. No Coração do Pai, Jesus é capaz de uma atenção extrema a cada angústia do ser humano. Não interessa quem possa vir junto d’Ele, não interessa qual é a situação: ele será sempre acolhido, Jesus dará sempre a sua atenção como se cada um estivesse sozinho no mundo com Ele. 
Diante do sofrimento de tantas pessoas que passaram pela vida de Jesus ele revelou a sua compaixão e misericórdia, sofrendo com os que sofrem. Jesus se deixar ferir pelo sofrimento dos outros, se faz próximo do doente mesmo quando as leis religiosas não o permitiam. Jesus procurava servir e honrar estas pessoas, procurava cuidar, dar atenção, ter solicitude por elas e as curar. Jesus mostra que acima da doença esta a pessoa humana. Jesus ensina que deve-se cuidar de um doente não somente com o poder e o saber do médico, mas sim com a responsabilidade e a compaixão do ser humano.  Jesus sempre busca restituir ao doente a integridade da saúde e da vida; luta contra a doença, dizendo não ao mal que desfigura o ser humano; cuida e tenta curar com todas as suas forças. É neste sentido que Jesus cumpre a Palavra de Deus que diz: "Deus enxugará toda lágrima dos nossos olhos (cf. Is 25, 8) e "não haverá mais luto, nem grito, nem dor, porque as coisas anteriores passaram" (cf. Ap 21, 4). 
Jesus mostra que o que contamina não é o contato com quem é considerado impuro, mas sim a recusa da misericórdia, da proximidade ao doente; ensina que não há sujeira maior do que quem não quer sujar as mãos com os outros; revela que a comunhão com Deus passa pela misericórdia e pelo compromisso com o sofredor. É vivendo a compaixão dessa forma que Jesus narrou o "Deus misericordioso e compassivo" (Ex 34, 6). Compaixão é a rejeição radical da indiferença perante o mal.
Jesus procura despertar e fazer surgir a fé da pessoa, isto é, a sua capacidade de confiança e de entrega nas mãos de Deus. Jesus restitui a pessoa em si mesmo, o seu ambiente familiar e social. Ele levava a considerar como pessoas aqueles que, aos olhos de todos, eram atingidos pela maldição e pelo castigo divino. Jesus valoriza e faz despertar a fé das pessoas, pois quando curava dizia:  "vai a tua fé te salvou"; “a tua fé te curou”. 
Portanto, a cura operada por Jesus no corpo e no espírito das pessoas doentes sempre é sinal de salvação, é libertação definitiva do mal e da morte. Toda cura nos remete à ressurreição. Por trás de toda cura, mostra-nos o poder da cruz e a sua força de gerar vida humana e espiritual, pois é a arvore da vida. Jesus busca restaurar a liberdade da pessoa, e a sua paz, por isso toquemos em Jesus, com muita fé, pois só o seu amor, terá a força de nos libertar de nossas impurezas.

 
Indique a um amigo
 
 
Conteúdos Relacionados