Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.
Aceitar e fechar
 
 
 
HOMILIA: ANO NOVO, VIDA NOVA

Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -

O ano novo é um momento em que nossos projetos são revistos, muitas coisas novas aprendemos, muitas coisas velhas deixamos para trás; outras velhas permanecem por que são boas e essenciais.  Outra vez Deus nos concede a oportunidade de vida nova, de conversão, de recomeçar, de acertar, de ser feliz, de prosperar, de fazer a vontade de Deus. Por isso costumamos dizer: Ano novo, vida nova. Neste sentido São Paulo diz: “esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus” (Fl 3,13-14). Somos chamados a olhar para frente, para o hoje e para o amanhã, pois somos os construtores da nossa história auxiliados pela graça divina. 


A liturgia da Palavra de hoje nos apresenta a chamada benção de Aarão, que é a benção com a qual Deus pediu que todo o povo de Deus fosse abençoado (cf. Nm 6,23). No início de cada ano nos reunimos em oração para pedir a Deus que nos abençoe em todos os dias, momentos e lugares deste novo ano.  A benção de Aarão menciona três coisas: o rosto de Deus, a misericórdia e a paz.  Esta benção mostra um Deus desejoso em abençoar a cada um de nós. 

O SENHOR te abençoe e te guarde” (Nm 6,24): abençoar vem palavra hebraica “barách” que significa: bendizer, presentear, agraciar. Deus nos convida a ser uma benção na vida das pessoas, assim como Deus disse a Abraão: “eu te abençoarei e exaltarei o teu nome, e tu serás uma fonte de bênçãos” (Gn 12,2). Ao dizer ao seu filho, filha, pai, mãe, amigos, desconhecidos: “Deus te abençoe” você está dizendo que “Deus te conceda poder e autoridade para que você seja bem sucedido, próspero, fecundo, fértil e que tudo se multiplique em sua vida...”. Pedir a Benção de Deus é invocar o apoio permanente de Dele para a vida que novamente recomeça. É pedir que a mão de Deus esteja sobre nós; é a invocação das graças de Deus sobre nós. É Conceder o poder de Deus a alguém para alcançar prosperidade, longevidade, fecundidade, obter sucesso e muitos frutos. Bênção significa dizer coisas boas à alguém. Não um bem qualquer, mas o bem da parte de Deus, o bem como Deus o entende. Que Deus te abençoe com vida longa, livre de todo mal, que te cuide e proteja em todos os momentos deste novo ano. 

“O SENHOR "O Senhor te mostre a sua face e conceda-te sua graça!" (Nm 6,25).  Deus faz com que seu rosto brilhe sobre nós, de tal modo que o nosso rosto brilhe também. Receber a graça divina é brilhar, é vibrar, é receber um novo ar para respirar; é ter outra atmosfera para viver. É olhar o outro em suas qualidades, não em seus defeitos, é pedir perdão, é oferecer perdão; é não dar o troco da ofensa, mesmo que "merecida"; é anunciar aos outros a graça de Deus (benção). Que Deus te dê a luz do Espírito Santo para que você possa tomar as decisões certas em tua vida. Que Deus seja misericordioso contigo e que você tenha uma íntima comunhão de vida com Ele através da oração, dos sacramentos e das boas obras. 


“O SENHOR sobre ti levante o seu rosto e te dê a paz” (Nm 6,26). Levantar o rosto sobre alguém é olhar para ele, tomar conhecimento dele, olhá-lo com atenção, com interesse, com amor e amizade. Deus nos olha com o rosto resplandecente, sorrindo, amigo. Olha com simpatia o bem que fazemos, olha com o rosto erguido, ou seja, não tem vergonha de nós e nos dá a paz, que significa saúde, bem-estar, vida plena e feliz. Que o Senhor não se envergonhe e não desista de ti; que você não dê motivos para Deus envergonhar-se de ti; Que Deus te vigie e te cuide. Que Deus te dê a verdadeira paz que é ordem, serenidade, docilidade, segurança, retidão, unidade, descanso e ausência de discórdia. 


O fato de cada invocação da benção iniciar com o nome do Senhor, significa que o próprio Deus está lhe concedendo o poder e a autoridade para você abençoar e ser abençoado, para que você resplandeça a imagem e semelhança do Criador ao teu próximo, pois invocar o nome de Deus é anunciar a sua graça aos outros. Por isso, onde você estiver neste novo ano distribua bênçãos, com palavras e ações, deseje ao teu próximo tudo que é bom, tudo o que lhe seja agradável. Bênção produz bênção. É uma corrente. Deus quer que você seja um elo desta corrente. Um elo ligado a Jesus Cristo, pelo qual Deus se ligou a você.


Portanto, a cada manhã deste novo ano somos chamados a consagrar-se a Deus, submeter a Ele toda a nossa vida, família, trabalho, estudos, planos e projetos, para que eles sejam levados adiante de acordo com a Sua divina providência. Estejamos onde estivermos, Deus se acha ao nosso lado para nos sustentar, manter, proteger e animar. É nosso privilégio descansar em Seu amor e dizer: ‘Nele confiarei; pois deu a vida por mim”. Nem sempre a vida é fácil, mas ela pode ser “leve e suave” se buscarmos viver com as bênçãos do Senhor e andarmos em seus caminhos. O profeta Jeremias anuncia: “Sou eu que conheço os planos que tenho para vocês', diz o Senhor, 'planos de fazê-los prosperar e não de causar dano, planos de dar a vocês esperança e um futuro (Jr 29,11), por isso inicie este ano novo confiando que você é capaz de ser melhor e que Deus é capaz de fazer nova todas as coisas que já existem, pois “as coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas”! (2 Cor 5,17). Feliz e abençoado Ano Novo.       

                                                          

    Pe. Valdir Luiz Koch      

 

 

 

 


 
Indique a um amigo
 
 
Conteúdos Relacionados