Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.
Aceitar e fechar
 
 
 
HOMILIA - 1º DOMINGO DO ADVENTO ANO B
Crédito da foto - INTERNET

Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
Com o primeiro domingo do tempo do Advento tem início um novo ano litúrgico. O tempo do Advento é um convite à conversão, à esperança e é um estímulo para nos aproximarmos mais do Senhor. Advento é tempo de espera e de esperança, de atenção e de vigilância, de alegre chegada e amorosa acolhida do Deus Conosco, o Emanuel. Advento é um tempo forte de esperança pelo nascimento do Messias que já veio há dois mil anos, que vem vindo historicamente e que virá no final dos tempos. Este Advento é enriquecido com a Novena de Natal.
O Advento é composto de quatro semanas: nas duas primeiras semanas, todos somos convidados a ficar vigilantes e alertas, esperando com grande entusiasmo e alegria a chegada gloriosa do Cristo Salvador. Já nas duas últimas semanas, lembrando o que falavam os profetas a respeito da Bem Aventurada Virgem Maria, preparemos, mais de perto o nascimento do Redentor na cidade de Belém.
No Advento celebramos uma tríplice vinda do Senhor: (1) a histórica, quando assumiu a nossa humanidade para fazer presente no mundo a Boa Notícia de Deus; (2) a que se realiza agora, cada dia, através da Eucaristia e dos outros sacramentos, e através de tantos sinais da sua presença, começando pelos sinais dos irmãos, e dos irmãos pobres; (3) e finalmente, a vinda definitiva, no final dos tempos, quando chegará à plenitude o Reino de Deus na vida eterna. Precisamos estar atentos e vigilantes na esperança, preparar e limpar o coração, e acolhê-lo com alegria, como João Batista, Maria e José.
A liturgia deste domingo nos convida a Vigiar, a estar alerta, porque não sabemos quando o Senhor virá. Vigiar é acender a luz das boas obras, é caminhar na verdade e na justiça. Este convite insistente que o Senhor nos faz, é sinal que nos ama. Não sabemos o dia nem a hora em que Ele chega. Ele já veio, Ele está no meio de nós, mas é preciso descobrir a Sua presença na vida dos homens e nos acontecimentos que surgem dia a dia.
Por isso devemos estar vigilantes, porque este mesmo Senhor e Salvador, que veio uma primeira vez na fragilidade de um menino, deverá vir uma segunda vez, a fim de levar à plenitude a obra da salvação. Ao celebrarmos o tempo do Advento devemos, como o profeta Isaías, reconhecer diante do Senhor a nossa imundície, o nosso pecado, a sujeira que foi se acumulando em nós. Devemos perceber que existem montanhas dentro de nós que ainda impedem a vinda do Salvador ao nosso coração. Devemos reconhecer o nosso pecado, mas proclamar a nossa confiança, de que a paternidade de Deus, o seu amor por nós é maior que o nosso pecado e devemos clamar a fim de que Ele venha até nós, a fim de que Ele nos visite com a sua santa presença, para que as montanhas do nosso orgulho sejam derretidas diante da Sua presença.
Nós somos os servos, que recebemos do Senhor que viajou para o estrangeiro tarefas a serem executadas. Devemos estar vigilantes, ocupando-nos com a obra que o Senhor nos confiou. Não sabemos a que horas o Senhor virá, nem a que horas nós seremos chamados a estar em sua presença, por isso precisamos estar vigilantes, acordados e não dormindo.
Dormimos quando nos acomodamos sobre o pecado; quando não oramos; quando não lemos espiritualmente a Palavra de Deus; quando nos deixamos dominar pelas atividades do dia a dia, até mesmo pelas atividades religiosas, e não reservamos tempo para Deus; dormimos quando pensamos que o nosso valor está naquilo que fazemos e não naquilo que somos; dormimos, enfim, quando não paramos para escutar o Senhor que nos fala dia-a-dia. O que dorme, o que não vigia, o que não é sóbrio, acaba dominado pelo pecado. Despertemos do sono! Deixemo-nos acordar pela Palavra de Deus! Aproveitemos essa nova passagem de Deus em nossas vidas e, guiados pela Sua Palavra, preparemos nossas almas para Aquele que veio, virá e está no meio de nós!
Este é o domingo da confiança na Misericórdia de Deus. A vinda do Senhor Jesus não é para o cristão motivo de medo ou de angústia. Muito pelo contrário, a vinda de Jesus deve ser esperada com doce esperança cristã, por isso imploremos, supliquemos a Deus que esteja sempre conosco, que não esconda de nós o Seu rosto e seremos salvos. Todos somos convidados a enxergar a situação que nos rodeia e acreditar que é possível resolver nossos problemas sempre contando com a graça e o auxílio do Deus Menino.

 
Indique a um amigo
 
 
Conteúdos Relacionados