Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.
Aceitar e fechar
 
 
 
Espiritualidade das Zeladoras de Capelinhas

Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
ESPIRITUALIDADE DAS ZELADORAS DE CAPELINHAS
Lc 1,39s

           “Maria levantou-se e foi à pressas”... 

Nossa Senhora percorreu o caminho de sua casa até a casa de Isabel à pé. Esta atitude da Virgem Maria de “levantar-se” mostra a vontade de querer servir a Deus, mostra a coragem de quem tem a consciência de que se não fizermos o que Deus nos confiou como missão, como vocação pode ser que ninguém o faça. Toda vocação, carisma, dons e talentos que Deus nos dá tem um tríplice objetivo: a) a nossa santificação e realização pessoal; b) que edifiquemos o Corpo de Cristo, que é a Igreja, para que ela cumpra sua missão de salvar pessoas; c) que possamos ajudar na edificação da sociedade terrena. 

Maria não teve medo de enfrentar uma caminhada de aproximadamente 150 km, pois ela confiava em Deus. Ela como boa conhecedora da Palavra de Deus com certeza lembrou-se das palavras do profeta Isaias: \"nada temas, porque estou contigo, não lances olhares desesperados, pois eu sou teu Deus; eu te fortaleço e venho em teu socorro, eu te amparo com minha destra vitoriosa.\" (Is 41,10).

Da mesma forma as Zeladoras das Capelinhas não devem ter medo de irem ao encontro das familias que vão receber a Imagem de Nossa Senhora do Sorriso poque vocês vão em nome do Senhor. Jesus diz: “quem vos recebe a mim recebe. E quem me recebe aquele que me enviou”(Mt 10,40). Não se preocupar com o que e como falar em nome de Jesus, de nossa Senhora e da Igreja por que Jesus disse: “é o Espírito do Vosso Pai que falará em vós” (Mt 10,23).  O importante é que vocês como Zeladoras de Capelinhas saibam que não irão fazer esta visita domiciliar para falarem de si mesmas, falarem dos outros, nem para levar uma ajuda material, mas é uma visita, assim como a da Virgem Maria, para levar Jesus à família de Zacarias, Isabel e João Batista.

“Entrou na casa de Zacarias e saudou a Isabel” (Lc 1,40). O objetivo da visita de Nossa Senhora à sua prima Isabel é compartilhar a boa notícia (Evangelho)  de que Deus se fez carne e habitou entre nós (cf. Jo 1,14). Que Deus caminha conosco no dia-a-dia de nossas vidas, nas alegrias e nas dificuldades de nossa jornada terrena. Que Ele é o Deus-conosco, Emanuel. E que Maria é a nova arca da Aliança, que quer levar o Salvador da humanidade, Jesus Cristo, a todas as famílias. Onde está a Virgem Maria ai está o seu filho Jesus. Maria intercede por nós diariamente, assim como fez nas Bodas de Caná (Jo 2,1-11), mas também nos convida a fazer tudo o que Ele nos disser (cf. Jo 2,5).

Assim como Maria, as Zeladoras de Capelinhas, precisam estar sempre dispostas a servir a Deus, através da Igreja, com alegria e prontidão, com a força interior do amor a Deus e ao próximo, para compartilhar com todas as pessoas de boa vontade que Deus ama o ser humano, que Ele não exclui ninguém da salvação que Cristo já realizou na Cruz, mas que cabe a cada um de nós darmos o nosso consentimento com as palavras e obras que Jesus nos propõe como caminho para alcançar esta salvação. 

“Apenas Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança estremeceu (de alegria) no ventre” (Lc 1, 41). A presença de Maria e Jesus na casa de Zacarias e Isabel foi motivo de alegria. Da mesma forma as Zeladoras são chamadas a serem instrumentos da alegria de Deus para todas as famílias que receberem a Capelinha de Nossa Senhora do Sorriso. 

O motivo da alegria é a presença de Jesus e de Maria em nossa vida, em nossas famílias e na sociedade. O anjo Gabriel na anunciação disse a Virgem Maria: “Alegra-te cheia de graça, o Senhor está contigo” (Lc 1,29).  A alegria de Maria é porque ela está colaborando com Deus para que a humanidade seja salva através de Jesus. Ela deve alegrar-se porque tornou-se a Mãe de Jesus  e nossa Mãe, por que o Senhor está com ela, está no seu ventre. Da mesma forma cada família que receber a Capelinha de Nossa Senhora através das Zeladoras estarão recebendo o motivo da sua alegria, a fonte de todas as bênçãos e graças que uma pessoa poderá almejar e desejar. O profeta Neemias diz: “a alegria do Senhor será a vossa força” (Ne 8,10). 

A alegria e o Sorriso agem de modo positivo em nossa vida, por isso a presença de Deus em nossa vida  é motivo de alegria ao nosso corpo e à nossa alma. Diz o Salmista:“há abundância de alegria junto de vós (Sl 15,11) e ainda “No Senhor, se alegra o nosso coração, em seu santo nome confiamos” (Sl 32,21).  A Palavra de Deus que ouvimos em cada celebração da Eucaristia também é fonte de alegria. Não há bens materiais que possam nos dar a alegria que vem de Deus, por isso o Salmista diz: “Pusestes em meu coração mais alegria do que quando abundam o trigo e o vinho”. (Sl 4,7). O sorriso do nosso rosto e a alegria da alma é saber que Deus sempre age em nosso favor  para nos libertar dos males humanos e espirituais, dos nossos pecados e vicios, das nossas fraquezas e doenças. 

A nossa alegria e o nosso Sorriso provem do nosso encontro com Deus, da nossa comunhão espiritual com Ele, que se dá na oração e na liturgia e de modo especial na Eucaristia. A alegria de saber que não estamos sozinhos, mas protegidos, abençoados e salvos pelo nosso Deus e Senhor. Esta alegria de viver se dá através da família, da celebração das núpcias, através do perdão dos pecados que recebemos em nome de Deus, da convivencia com os familiares e amigos, do trabalho que nos realiza como pessoas humanas, e através dos alimentos que a terra nos oferece.

O Evangelho de Lucas trata do inicio ao fim do tema da alegria. O primeiro grande anuncio é feito pelo anjo Gabriel a Virgem Maria: “Alegra-te cheia de graça, o Senhor é contigo” (Lc 1,28). “Alegra-te” é um convite que o anjo faz à Virgem Maria para anunciar a vinda, o nascimento do Messias que realizará a salvação da humanidade. Maria responde “Faça-se em mim segundo a tua Palavra”, ou seja, Maria deseja ardentemente que esta alegria se torne realidade, que o Sorriso de Deus esteja no rosto de cada pessoa humana, por isso ela se coloca a serviço do Senhor dizendo: “Eis aqui a serva do Senhor”.  E o anjo Gabriel lhe motiva ainda mais quando diz: “para Deus nada é impossível” (Lc 1,37). 

A Virgem Maria é aquela que recebeu de Deus a missão de levar a alegria e o sorriso de Deus a toda a humanidade através da sua maternidade divina, por isso este mês de maio é dedicado a Nossa Senhora, para que possamos continuar pedindo a ela que continue a exercer a sua missão de Virgem do Sorriso, Mãe do Messias, porta da Alegria. A missão de anunciar o Evangelho é da comunidade cristã. A palavra “Evangelho” significa “boa notícia”, “boa alegria”, por isso peçamos a Deus através da Virgem Maria, que nossa comunidade, como prolongamento do Corpo místico de Cristo, possa ser causa de alegria para nossos irmãos e irmãs na fé. E que a intercessão da Virgem Maria seja sempre a causa de nossa alegria e de nosso sorriso, pois ela sempre nos leva ao seu Filho Jesus Cristo e nos liberta de toda depressão e toda forma de tristeza. 

Estimas Zeladoras de Capelinhas de Nossa Senhora do Sorriso, a exemplo da Virgem Maria peçamos a Deus a graça de podermos servi-Lo com alegria, entusiasmo, coragem, perseverança e dedicação para que Jesus e Maria possam chegar as famílias de nossa Paróquia São Pedro Apóstolo, levando a cada uma delas as bençãos e graças necessárias para que sejam a primeira Igreja Doméstica, para que possam santificar-se vivendo aquilo que é próprio da vocação matrimonial: o  amor humano, a geração e educação dos filhos,  a evangelização da família, a fidelidade ao vinculo matrimonial e cada um dos deveres que a fidelidade implica, vividas em Cristo.  

Que a vossa presença enquanto Zeladoras de Capelinhas também motivem as famílias a rezarem pelas vocações sacerdotais e religiosas. O nosso Regional Oeste II da CNBB nos propõe que este ano seja um ano Vocacional com o lema: “Cada comunidade uma nova vocação”, para que se cumpra o mandato de Cristo: “Pedi, pois, ao Senhor da messe que enviei operários para sua messe” (Mt 10,38). Através de nossos Pastores, que agem na pessoa de Cristo, somos santificados pelos sacramentos (cf. 1Pd 1,16), formados na Escola do Evangelho (cf. Mt 28,20) e somos governados para que possamos (Cf. Jr 3,5), como Povo de Deus, chegarmos à Pátria celeste. 
                                                                                                       
Pe. Valdir Luiz Koch - Pároco

 
Indique a um amigo
 
 
Conteúdos Relacionados